Sem título, déc. 1960
Nanquim sobre papel
Sem título, déc. 1960
Observe o menor soldado à direita. Qual característica em seu rosto chama mais a atenção? Sua arma, assim como seu cacetete, são proporcionais à altura do seu corpo? Perceba que as sombras que incidem no corpo do personagem não incidem sobre a arma que ele carrega – como essa exceção orienta nosso olhar? Observando o conjunto desses elementos, o que o artista sugere sobre esse personagem?
Exagerada, cômica, grotesca – são apenas algumas das possíveis palavras para descrever uma caricatura. Longe de ser apenas uma homenagem, a caricatura está associada intimamente ao exercício da crítica.
No desenho que observamos, Poty exagera, chamando a atenção para alguns elementos em vez de outros. Os excessos no desenho de Poty são escolhas conscientes que indicam a percepção do artista visualmente, construindo um discurso a partir do traço.

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.